quinta-feira, 25 de junho de 2009

Diversidade e Comunhão: um convite ao ecumenismo

Você está lendo as linhas de um convite. Um convite para que você ame cada vez mais a Igreja a que você pertence e descubra nela riquezas que podem ser compartilhadas com pessoas conhecidas de outras igrejas cristãs. Um convite para que você descubra, juntamente com pessoas de outras igrejas cristãs, riquezas que podem levar você a estimá-las cada vez mais.

Diversidade e Comunhão é um convite para que você participe da promoção da paz, da reconciliação e da comunhão entre pessoas e Igrejas de tradições cristãs diferentes. Mas por que promover a comunhão entre pessoas e Igrejas de tradições diferentes? Para que o mundo descubra que na ternura de Deus revelada em Cristo está o Caminho, ensinado pelo Espírito, para que a humanidade se reconcilie consigo mesma e se reconcilie com toda a criação divina.

Ecumenismo é:

1. Crer que Deus nos fez um em Jesus Cristo.
2. Respeitar a outra pessoa em sua diferente expressão de fé.
3. Cultivar a unidade para que o mundo veja e creia em Cristo Jesus.
4. Viver a identidade própria de cada Igreja como um dom a ser partilhado no projeto salvador de Deus Pai para a humanidade.
5. Buscar nos ensinamentos bíblicos fortalecimento para nossas ações conjuntas, enriquecendo-nos com o compartilhar mútuo.

Fonte:
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Diversidade e Comunhão: um convite ao ecumenismo. 4.ed. São Paulo: Paulinas/ São Leopoldo: Sinodal, 2004.


Comissão Paroquial para o diálogo ecumênico e inter-religioso
Paróquia São João Bosco
Alto da Lapa – São Paulo-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário