quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AULA 2: A BOA NOVA DE JESUS: OS EVANGELHOS SINÓTCOS ( 20 de agosto de 2009)


EVANGELHO SEGUNDO MATEUS

1 - Autor - Segundo a tradição da Igreja, 0 autor do primeiro Evangelho e Mateus. Seu nome e Levi, e sua vocação e narrada pelos três sinóticos, Era publicano, filho de Alfeu, que recebeu o chamado de Jesus, deixou tudo e seguiu-o. Como o Evangelho fala em Mateus, alguns concluem que seu nome era Levi, mas que Jesus o trocou para Mateus, como fez com Simão, a quem deu 0 nome de Pedro.
E claro que o Evangelho surgiu aos poucos, levou muito tempo para ficar completo e de sua elaboração participaram muitas pessoas, sobretudo a comunidade do próprio Mateus. Assim, seria mais exato falar em Evangelho "segundo" Mateus, e não de Mateus. De qualquer modo, quem o escreveu mostra ser judeu culto e bem familiarizado com a escola rabínica (13,52).
2 - Língua - Hebraico, isto e, aramaico, que era a língua dos judeus da época. Traduzido livremente para o grego.
3 - Data - Por volta de 85/90 d.C.
4 - Local - Ha divergências sobre isso. Seria ou Antioquia da Síria, ou a Fenícia, ou a Galileia.
5 - Destinatários - Comunidades cristas vindas do judaísmo e que passavam por uma grande crise. No ano 70 d.C., Jerusalém com seu Templo, foram destruídos pelos romanos. Os grupos religiosos judeus que existiam na época de Jesus já haviam desaparecido quase todos (saduceus, zelotes, essênios). Sobravam só os fariseus e os escribas, que cerca do ano 85 se reuniram numa cidade chamada Jamnia. Ai fizeram uma espécie de Concilio, no qual expulsaram do judaísmo todas as correntes contrarias aos ensinamentos dos fariseus, incluindo os cristãos. Esta rejeição por parte de seus irmãos na fé mergulhou as comunidades cristãs em uma crise profunda. Surgiu então um escrito que garantia que Jesus de Nazaré era o Messias e que este Emanuel (Deus conosco) estaria com os seus ate o fim dos séculos (Mt 1,1.23; 28,20).
6 - Fontes - A base principal dos Evangelhos e a tradição oral da pregação dos apóstolos. Tanto Mateus, como Lucas, inspirou-se em Marcos, que foi o primeiro Evangelho escrito, mas numa redação diferente da atual e anterior a ela. O segundo e o terceiro Evangelhos têm palavras ou discursos que estão muito reduzidos em Marcos e também concordâncias contra Marcos. Dai os estudiosos concluíram que eles tiveram também outra fonte, para nós desconhecida, que colecionou sobretudo sentenças de Jesus. Convencionou-se chamá-la de fonte "Q", primeira letra da palavra Quelle, que quer dizer fonte, em alemão.
7 - Tema - 0 tema deste Evangelho é o novo Israel. Mateus insiste fortemente com suas comunidades sobre 0 tema do "Reine dos Céus" e procura mostrar na pessoa e na obra de Jesus 0 cumprimento das Escrituras: a Lei e os Profetas. Jesus é o Messias prometido a Israel (Mt 1,1.16; 2,4; 16,16.20; 22,42; 27,17),0 Filho do Deus vivo (16,16), que salvará o povo dos seus pecados (1,21).

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

1- Autor- Uma tradição antiga atribui este escrito a João Marcos, ou simplesmente Marcos, que acompanhou Paulo no inicio de sua primeira viagem missionária (At 12,25), depois continuou a missão com Barnabé (At 15,36-39) e por último seguiu Pedro em suas missões. Foi chamado por este apóstolo de filho (1Pd 5,13). Seu nome hebraico era João, mas também tinha um nome latino, Marcos, que acabou prevalecendo (At 12,12; 15,36-39). Marcos era filho de Maria, em cuja casa a comunidade se reuniu para rezar quando Pedro foi preso. Solto durante a noite, o apóstolo se dirigiu para esta casa (At 12,12).
2 - Língua - Marcos escreveu na língua grega popular, que ele e Pedro tinham aprendido na Palestina e no contato com as pessoas pobres dos subúrbios das cidades romanas. Não era aquela a sua língua materna. Isto explica por que seu vocabulário é pobre (1330 palavras) e por que seu estilo e tantas vezes rude e pesado.
3 - Data - Se Marcos escreveu pelo fim da vida de Pedro (como diz Clemente de Alexandria), ou pouco depois de sua morte (Ireneu), seu Evangelho deve situar-se em torno do ano 64, em todo o caso antes de 70, pois não parece supor que a ruína de Jerusalém já se tenha dado.
4 - Local - Alguns afirmam ser Roma, se de fato o autor principal é o discípulo de Pedro. Outros acham que foi escrito na Palestina.
5 - Fontes - Foi o primeiro evangelho escrito. Marcos foi discípulo de Pedro e até chamado por este de filho, como já dissemos. Foi ali, em Roma, que ele recebeu o seu Evangelho, atual e vivo como era narrado por Pedro, discípulo que conviveu por tanto tempo com seu Mestre e que sempre o acompanhava, mesmo quando Jesus só levava alguns com Ele.
6 - Tema - Marcos mostra 0 projeto de vida de Jesus, que veio para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus (1,14-15). Com esta finalidade, ele quebra os preconceitos e leis dos fariseus, curando no sábado (cf. Mc 2,23-28; 3,1-6; 5,42), tocando nos doentes e mortos, que eram considerados impuros (cf. 1,30-31.40-42), colocando-se sempre ao lado dos pequenos e fracos: pobres (10,21), famintos (6,33ss), crianças (10,13-16), viúvas (12,41-44), doentes (6,24-30). Ele quer fazer conhecido o Cristo crucificado, para confortar os cristãos, que estavam vivendo sob continuas ameaças por parte do Império Romano. 0 que mais lhe importa explicar e o escândalo de Jesus, que reivindica para si a condição divina (14,60-62), prova seu poder e sua missão por meio de sinais (1,40-42; 4,35-41), e incompreendido até pelos próprios discípulos (4,13; 6,46-52; 10,13-16; 16,13-16), sofre a oposição de todos os grupos dos grandes que governavam o povo e o país. Seu tema e a pessoa de Jesus, mais que seus ensinamentos e seus sinais, como também a reação das multidões a sua pessoa: primeiro e bem acolhido pelo povo, até com entusiasmo, mas depois Ele decepciona porque não era o Messias glorioso que esperavam, mas sim um Messias que anuncia com simplicidade sua Boa Nova espiritual e não política. Jesus deixa então a Galileia, procura formar e instruir o grupo dos discípulos e vai para Jerusalém, onde sofre a crucifixão e morte, que são coroadas por sua gloriosa ressurreição e ascensão. Este evangelho mostra então a rejeição de Jesus por parte da humanidade, mas seu triunfo proporcionado por Deus. Este evangelho é um grande roteiro da viagem de Jesus com seus discípulos (suas discípulas) da Galileia a Jerusalém. Ele quer ajudar as comunidades a não desanimarem com as dificuldades que encontrarem, os conflitos que precisarem enfrentar, porque Jesus vai com elas a cada passo de sua caminhada.

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS

1 - Autor - 0 terceiro Evangelho é atribuído a Lucas, grego, nascido em Antioquia da Síria. Foi companheiro de Paulo em suas viagens, desde a segunda, ou, mais precisamente, desde que Paulo e Silas foram para a Macedônia (At 16,10). E a partir dai que Lucas começa a empregar o plural na redação do livro dos Atos. Paulo cita-o também em 2 Tm 4,11, quando se queixa do abandono e traição de alguns, dizendo mesmo: "somente Lucas está comigo". Era médico (CI 4,14) e por isso descreve algumas doenças detalhadamente. Paulo cita-o como colaborador na epistola a Filêmon (v. 24). E profundo conhecedor do Primeiro Testamento.
2 - Língua - Escreveu em grego e com estilo excelente, no qual mostra grande talento e muita sensibilidade.
3 - Data - Pelos anos 85 - 90 d.C.
4 - Local - Não temos indicações precisas sobre isso, mas certamente não foi em Roma nem na Palestina. Deve ter sido em alguma cidade do mundo grego.
5 - Destinatários - Seu Evangelho e dirigido a Teófilo (1,3), que primeiro se pensou ser uma pessoa influente de seu tempo, mas hoje é quase consenso que são todos aqueles que, conforme a tradução deste nome desejam ser "amigos de Deus". São suas comunidades, de origem não judaica, talvez na atual Grécia ou Turquia.
6 - Fontes - São as mesmas de Mateus: uma primeira redação de Marcos e a fonte "Q". Como não conheceu Jesus, fez uma pesquisa cuidadosa de tudo o que recebeu desde o principio, a fim de fornecer um ensinamento sólido (1,3-4).
7 – Tema - A novidade do Evangelho tem papel importante no livro de Lucas. No evangelho da infância (caps. 1 e 2) chama muito nossa atenção o contraste entre o antigo que termina e o novo que irrompe. Realmente, só nestes dois capítulos onze vezes podemos verificar isto. Muito importante e o capitulo 4,16-21, em que, na sinagoga de Nazaré, Jesus declara seu projeto de vida, tirado de Is 61,1-2: "0 Espírito do Senhor esta sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa noticia aos pobres, enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor" Jesus assume este projeto, dizendo: "Hoje se cumpriu esta profecia que acabais de ouvir". Todo 0 Evangelho mostra como Jesus realmente realizou tudo isto.
A Palestina estava vivendo uma situação econômica difícil, pois eram muitos os pobres, e poucos os ricos, que tinham o poder nas mãos. Lucas preocupa-se com isto e alude várias vezes ao problema, procurando esclarecer e fortalecer a comunidade. No seu canto, Maria mostra isto com muita lucidez, quando profetiza que "Deus dispersa os orgulhosos em seus planos, derruba do trono os poderosos e exalta os humildes; cumula de bens os famintos e despede os ricos de mãos vazias" (1,51-53).
No capitulo 6, no sermão da planície, Jesus declara: "Felizes os pobres, porque 0 reino de Deus lhes pertence. Felizes os que agora passais fome, porque sereis saciados" (vv. 20b e 21a). Diz também: "Ai de v6s, ricos, porque recebeis vosso consolo; ai de v6s, que agora estais saciados, porque passareis fome" (vv. 24 e 25a). A lógica do canto de Maria e as bem-aventuranças de Lucas apontam uma inversão dos valores do mundo daquela época (será que não e também da nossa?) e quer exortar a comunidade a viver sempre a partilha e a solidariedade ensinadas e vividas por Jesus.
Zaqueu, que deu metade de seus bens aos pobres e, a quem roubou, prometeu dar quatro vezes mais, mereceu o elogio de Jesus: "Hoje a salvação entrou nesta casa" (19,8-9 a). Esta é o tipo da conversão do rico, que não pode ficar só em palavras, mas precisa passar pelo social. O rico avarento e o pobre Lázaro (16,19-31) e uma belíssima parábola, que mostra de modo vigoroso como Lucas via a sociedade de sua época. Estes São apenas alguns dos diversos temas abordados por neste maravilhoso Evangelho.

Referência bibliográfica:
Milani, André Luiz et al. Introdução ao Segundo Testamento: Eu vim para que todos tenham vida. São Paulo: Paulus, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário