domingo, 30 de agosto de 2009

Equipe para diálogo ecumênico e inter-religioso da Paróquia Dom Bosco do Alto da Lapa participa de Encontro Ecumênico em Itaici - Indaiatuba-SP


Entre os dias 28-30 de agosto aconteceu em Itaici na Vila Kotska, administrada pelos jesuítas, o XIV Encontro Ecumênico do Regional Sul I e o V Sulão (o “Sulão” corresponde os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O Encontro reuniu pessoas das mais diversas tradições cristãs ligadas ao CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) e outras que não pertencem oficialmente a este órgão responsável pela animação ecumênica no Brasil: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Católica-Romana, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana Unida e Presbiteriana Independente, e as Igrejas Batista, Assembléia de Deus, Cristã Reformada.
A temática do encontro preparou os participantes para viverem no próximo ano, o centenário do Congresso Missionário de Edimburgo (Escócia) pelo qual o movimento ecumênico, assumiu as características de organização em nível mundial e local. Além desse tema central, foram apresentados à assembléia os aspectos bíblicos e teológico-pastorais da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010. As palestras foram orientadas pelos padres: Marcial Maçaneiro, scj (Faculdade de Teologia Dehoniana de Taubaté-SP, e Elias Wolff, do ITESC (Instituto de Teologia de Santa Catarina); pelos pastores: Rev. José Carlos, da Igreja Metodista e Professor da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo e o pastor Marcos Aurélio da Igreja Luterana.
Da Paróquia Dom Bosco do Alto da Lapa, participaram cinco pessoas que formam a Equipe paroquial para o diálogo ecumênico e inter-religioso: o seminarista salesiano Delmiro Vieira Junior, Antonio Roberto Müller, Camélia Paiva, Maria de Lourdes Crepaldi e Simone Payão. Os participantes foram animados e orientados pela coordenação da Casa da Reconciliação de São Paulo, por meio do Pe. José Bizon e Coordenadores dos Regionais da CNBB para o diálogo ecumênico e inter-religioso. Além dos padres católicos, pastores e pastoras das Igrejas presentes animaram os momentos de celebrações ecumênicas, devocionais e animação musical, foi significativa a participação dos estudantes de teologia de várias Igrejas. Este encontro foi uma oportunidade de partilha das ações ecumênicas em nossas comunidades cristãs, do esforço pela busca da unidade da Igreja de Jesus Cristo no respeito à diversidade e da busca comum do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário