sábado, 24 de outubro de 2009

COMISSÃO PARA O DIÁLOGO ECUMÊNICO PROMOVE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

Aconteceu no dia 21 de outubro, quarta passada no Centro UNISAL - Campus Pio XI, o Seminário de Formação Ecumênica organizado pela Comissão Paroquial para o diálogo ecumênico e inter-religioso da Paróquia São João Bosco do Alto da Lapa, São Paulo-SP. O Seminário de Formação Ecumênica foi coordenado pelo salesiano Delmiro Vieira N. Júnior, assessor para o diálogo ecumênico e inter-religioso, e Comissão para o diálogo da Paróquia Dom Bosco: Camélia Paiva, Dirce, Maria de Lourdes Crepaldi, Simone Payão, Ronaldo e Roberto Muller. Em parceria com o Centro UNISAL - Pio XI, foi possível acolher 120 pessoas das 150 inserções realizadas pelo site da Faculdade de Teologia.
O Seminário teve como tema central “a dimensão ecumênica na formação do agente de pastoral a serviço da evangelização”. Foram convidados três professores para desenvolver as temáticas: O moderado da mesa, o Prof. Francisco Catão; o Prof. Pe. Anderson Menezes que desenvolveu os aspectos teológico-pastorais do diálogo presentes na Carta encíclica Ecclesiam Suam do Papa Paulo VI; e o Prof. Pe. José Bizon que trabalhou os elementos da formação ecumênica dos agentes de pastoral a partir das experiências ecumênicas no Brasil.
Segundo o diretor do Campus Pio XI, Pe. Ronaldo Zacarias, sdb, “o Seminário de Formação ultrapassou as expectativas pelo interesse da comunidade: religiosos, religiosas, estudantes de teologia, catequistas, membros de pastorais e movimentos”. E ainda dizia que “a iniciativa marcava um novo tempo para o Campus PIO XI”, o estudo reservado à Faculdade de Teologia passava a fazer parte do debate de pessoas ligadas à pastoral no confronto existencial no diálogo fraterno entre os cristãos e pessoas de outras religiões. Concluía Pe. Ronaldo Zacarias dizendo que “a iniciativa da Comissão para o diálogo em parceria com o Centro UNISAL - Pio XI deveria continuar pelo significado da formação ecumênica no agir pastoral das comunidades cristãs.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário